A NOSSA EQUIPA

O Espaço Baião conta com um painel de professores com vastos anos de experiência e conceituados no seu rigor e profissionalismo que adapta as suas aulas às necessidades do sócios/alunos e tornam as aulas uma experiência contagiante. A eles juntam-se também um grupo de monitores formados na nossa escola que apoiam e dinamizam as nossas aulas de forma a conseguirmos chegar de forma mais personalizada a todos os alunos. Conheça um pouco mais sobre eles. 

Enrique | Camila | Gabriel | Rafa | Margarida | Bruno | Eli 

 Morena | João | Ana | Carolina | Bernardo | Joana | Pedro 

 Eva | Toddy | Júlia

Fundador e Professor de Forró

Enrique Matos

"O Forró é muito para além de uma paixão, é aquilo em que acredito"

 

Enrique Matos nasceu em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, onde o Forró veio, desde cedo, fazer parte da sua vida. Começou por ouvir na rádio este ritmo que um dia passaria a ser a sua vocação. Ao crescer, crescia igualmente o seu interesse pelas origens do Forró, pela sua história, instrumentos e por toda a cultura e força que este ritmo carrega na cultura do seu país. Começou por tocar Zabumba, instrumento que toca ainda hoje, com amigos, depois em pequenas actuações e é em 2008 que, com o sonho de levar o Forró para o mundo, trouxe para Portugal os seus já bastantes anos de pesquisa.

 

Passo a passo, foi ganhando espaço num território onde o Forró ainda era um estilo de certa forma desconhecido. Formou trios, criou bailes e produziu em  2011 o seu primeiro festival de forró. Hoje, com mais de 16 anos de pesquisa, é considerado um dos maiores percursores do Forró na Europa tendo aberto um Centro Cultural inteiramente dedicado à Cultura Brasileira, o Espaço Baião, que tem como carro chefe o Forró. O Baião in Lisboa Festival, festival criado pelo músico, que, na sua primeira edição, começara com 30 participantes, conta hoje, em 2016, com mais de 400 inscritos vindos dos 4 cantos do mundo para dançar durante 3 dias e 3 noites ao ritmos dos mais variados sucessos do Forró.

 

A juntar à sua actividade como músico, DJ e produtor musical, Enrique Matos tem como uma das suas principais actividades diárias as aulas de dança. Sendo um dos instrutores mais requisitados em toda a Europa para introduzir o Forró tanto em aulas de iniciados como aperfeiçoar quem já dança em aulas de intermédios e avançados. O Espaço Baião, centro cultural que gere, é uma das escolas mais procuradas de Lisboa para quem quer saber mais sobre Forró, Samba de Gafieira, Capoeira, Yoga e muitas outras modalidades.

A juntar a todas estas actividades, Enrique Matos, em conjunto com outros músicos como Cícero Mateus, criaram a banda Luso Baião, uma banda que prima pela diferença no panorama do Forró dado o facto de ter integrantes portugueses e fazerem das suas músicas uma miscelânea de ritmos que como dizem "Luiz Gonzaga fundiu, África, Portugal e Brasil, Fado e Maracatu na panela, cravo e canela". E porque a música ao vivo é também, uma das grandes paixões do artista, Enrique Matos, criou dois dos grandes bailes de referência o Forró de Quarta no Teatro Cinearte A Barraca e o Forró da Liberdade, na Avenida da Liberdade. em Lisboa sendo por muitos considerado por muitos o melhor forró de rua do mundo.

Professora de Forró

Camila Alves

Camila Alves nasceu em Portugal e sempre nutriu uma grande paixão pela dança. Começou a dançar aos 14 anos quando descobriu o Tango Argentino, que praticou por 3 anos, juntamente com a Salsa, durante 4 anos.

 

Também se dedicou a danças africanas como Kizomba e Semba. Em 2010, quando tinha 17 anos, decidiu aprofundar a sua técnica de dança através de algo novo e diferente. Foi nesse momento que descobriu o Forró, apaixonando-se instantaneamente. A partir daí teve aulas com Pablo Dias, tornando-se sua parceira em 2011, dando aulas em festivais de dança do género pelo mundo inteiro.

 

Em 2013, Camila mudou-se para Londres onde se licenciou em Business Management with Marketing e ao mesmo tempo decidiu seguir uma carreira a solo como professora de forró. Após 3 anos regressou a Portugal e desenvolve diversos projetos ligados ao forró e dá aulas regularmente no Espaço Baião, encorajando damas e cavalheiros a explorar um lado diferente da dança.

 

"Nas minhas aulas o alvo é criar um corpo diferente, em que o aluno se sinta confiante e confortável para dançar com qualquer pessoa, principalmente consigo próprio". -Camila Alves

Professor de Samba de Gafieira

GABRIEL SILVA

Gabriel Silva iniciou-se na dança aos 9 anos de idade com a Mestre Rachel Mesquita na Cia. de Dança Pés Cariocas e aos 15 anos integrou-se a Academia de Dança Álvaro Reys e Cia. de Dança Álvaro's Dance, onde se aperfeiçoou e tornou-se professor - em ambas companhias realizou diversas apresentações. Participou do Congresso Nacional de Dança de Salão no Hotel Gloria (Rio de Janeiro) e ganhou o concurso de dança, promovido pelo mesmo, 2 anos consecutivos (2006 e 2007) - categoria Junior. No final de 2007 fez seu primeiro trabalho no exterior, em Praga, (República Tcheca), onde viveu por 3 anos desenvolvendo um trabalho frente a Companhia Brasil Show. Neste período fez diversos shows na Áustria, Polónia, Eslováquia e Inglaterra.


Posteriormente viajou para Paris (França) onde ministrou aulas de Samba e Zouk por cinco meses. Desfilou no Carnaval de 2011 no Rio de Janeiro na ala de Gafieira Coreografada da Escola de Samba São Clemente. Desfilou também no carro alegórico dos sapateadores da Escola Académicos do Salgueiro. Em 2012 participou da Comissão de Frente da Escola de Samba Inocentes de Belford Roxo que foi Campeã do grupo de acesso. No mesmo ano ministrou aulas de samba e zouk na Suíça em Nyon no evento chamado SambaFest. Em 2013 participou da comissão de frente da Escola de Samba Inocentes de Belford Roxo no grupo especial. Participou da comissão de frente da Escola de Samba São Clemente em 2014 no grupo especial. Já esteve presente em diversos programas televisivos da Rede Globo como Gente Inocente, Xuxa Park, Criança Esperança, Show da Virada, Encontro com Fátima Bernardes e no Programa “Se Ela Dança eu Danço” do SBT. Ministrou aulas na França (Paris - Lyon) Suíça (Genéve) e atualmente desenvolve um trabalho de samba em Lisboa.

Siga-nos

Follow us on facebook and Instagram

  • Facebook
  • espacobaiao
Endereço

Núcleo A70

Regueirão dos Anjos nº70

1170-039 Lisboa

(Feira das Almas)

 

baiaoespaco@gmail.com

Encontre-nos

© 2018 por ESPAÇO BAIÃO